Transparência, investimento pesado em educação e prioridade à saúde marcam primeiro ano de mandato de Denian Couto

Notícias em destaque

Categoria

As últimas notícias

Fique por dentro de tudo, receba informações do meu trabalho no seu e-mail ou whatsapp.

Transparência, investimento pesado em educação e prioridade à saúde marcam primeiro ano de mandato de Denian Couto

O encerramento dos trabalhos no legislativo paranaense também marca o fim do primeiro ano de mandato de Denian Couto (Podemos- PR) como deputado estadual. Eleito com 30.075 votos, ele deixou uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba para assumir um lugar na Assembleia. “Foi uma transição importante. Considero que, assim como fui muito atuante pela capital, também faço o mesmo pelo Paraná. Eu vou pra cima, fiscalizo e percorro oestado ouvindo as pessoas para apresentar projetos efetivos e fazer um mandato assertivo”, avalia o parlamentar.

Entre o que considera os aspectos mais importantes de sua atuação, Couto, que também é professor, destaca o trabalho pela Educação. “Visitei muitas escolas, de todas as regiões, para ver de perto a realidade e fazer indicações adequadas no programa Escola Mais Bonita, do governo do estado. Foram pelo menos R$ 2 milhões em emendas”, explica. O parlamentar ainda apresentou um projeto que pretende garantir melhorias às escolas públicas por meio da transparência. “As pessoas precisam saber exatamente quanto é investido em cada colégio, se há parcerias, o que há para garantir a segurança de cada unidade. Também tem que ter na internet quantos alunos estão matriculados, quem são os professores, diretores e suas frequências. Só assim é possível tomar medidas acertadas, que beneficiem toda a comunidade escolar”, explica.

Ainda na área da Educação, Denian Couto levantou a bandeira das escolas cívico-militares. “Usei da tribuna e de meus canais de comunicação para explicar que havia muita fake news sobre o tema. Esse modelo garante uma formação mais completa, mais aulas, matérias de cidadania e disciplina. Os paranaenses entenderam ea maioria optou pelo sistema cívico-militar, que vai ser expandido no Paraná com o aval da comunidade escolar”, conclui.

Combate à máfia das multas

Outro projeto de destaque apresentado neste primeiro ano de mandato é o que determina a transparência nos radares, para evitar o queDenianchama  deindústria da multa.“A ideia é abrir a caixa preta do sistema de fiscalização para que o motorista não se sinta lesado. Ele tem que saber a localização dos equipamentos, a quantidade de multas aplicadas por cada um deles e o valor faturado nas estradas estaduais. Ninguém é contra o trânsito seguro, o que não dá é transformar radares em caça-níqueis”, justifica.

Prioridade para a saúde

Denian Couto também apresentou projetos voltados à saúde e segurança da mulher. O primeiro institui uma campanha permanente de conscientização sobre a insuficiência istmo cervical, uma fragilidade do colo uterino que pode comprometer a gestação e causar partos prematuros. O outro visa garantir que mulheres vítimas de violência sejam atendidas obrigatoriamente por policiais e peritas do sexo feminino, a não ser que elas aceitem ser atendidas por homens.

O deputado ainda trouxe à discussão política a situação dos celíacos. Denian apresentou um projeto que cria a carteira de identificação para as pessoas que não podem consumir glúten. Segundo ele, a ideia é que, devidamente identificados, os celíacos possam levar suas refeições seguras para bares, restaurantes, hotéis e similares e não sejam privadas de uma vida social saudável. “Só quem é ou tem familiares celíacos sabe da importância de uma legislação acolhedora e inclusiva como essa”, explica.

Justiça tributária

Há ainda projetos para isentar pessoas com deficiência auditiva do pagamento de IPVA e do ITCMD, conhecido popularmente como imposto sobre heranças. “Na prática, a ideia é corrigir um erro, uma vez que pessoas com outros tipos de deficiência já conquistaram o justo direito de não ter que pagar esses tributos”, assegura.

Denian também defendeu a redução do ICMS sobre o gás natural e a retirada de 7500 itens da chamada Substituição Tributária. “O Paraná precisa avançar na questão financeira, apesar dos problemas contidos na reforma tributária federal”, observa.

Coragem para enfrentar

O parlamentar, que é presidente do Podemos de Curitiba, ainda se destacou por seus discursos fortes na tribuna da Assembleia. Foi uma das vozes que se ergueram pela Ponte de Guaratuba. “Atuo de acordo com o que acho certo e benéfico para o Paraná. E essa obra que, finalmente vai sair do papel é de extrema necessidade para o nosso litoral, um grande acerto do governador. Só não ficou feliz com o meu posicionamento quem quer o atraso ou quem lucra com o ferry boat”, pontua.

Denian Couto finaliza o balanço do primeiro ano de mandato com planos para 2024. “Este ano viajei muito, por todo o estado. E ano que vem, não será diferente. Meu mandato é por todo o Paraná e não por uma região. Gosto desse jeito novo de fazer política, de ter o gabinete aberto, de dar voz aos vereadores e prefeitos, de sair do castelo. Foi isso o que fiz, acredito que tem funcionado bem e é dessa forma que vou seguir trabalhando”, finaliza.

Tags

Denian Couto, Deputado Denian Couto, Escolas, Escolas do Paraná, Paraná, Podemos Paraná, Ponte de Guaratuba, Presidente Podemos Curitiba

Compartilhe

Deixe um comentário

Notícias relacionadas