Deputado Denian Couto reforça apoio a moradores da Lapa contra cobrança do pedágio

Deputado Denian Couto reforça apoio a moradores da Lapa contra cobrança do pedágio

O deputado estadual Denian Couto (Podemos-PR) esteve na Lapa na última sexta-feira (12/04). Ele se encontrou com moradores e com lideranças locais, na cidade e no interior, para ouvir de perto os cidadãos. “O pessoal aqui da Lapa tem uma questão latente neste momento, que é a situação do pedágio na BR-476. Por isso, é importante eu estar aqui, ver de perto tudo isso e entender como podermos atuar”, explica.

Ainda na semana passada, durante a reunião da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa, Couto cobrou das concessionárias a isenção da tarifa para os moradores da Lapa. “Quem vive no interior não pode ter que pagar para ir trabalhar na cidade. Também não é aceitável a cobrança de quem precisa cruzar a praça de pedágio para ir ao médico, por exemplo”, explica.

Nesta segunda-feira, moradores de comunidades da Lapa fizeram um protesto pedindo a isenção na praça da BR-476 (Rodovia do Xisto). Denian Couto compartilha da preocupação dos cidadãos. “Existe uma rota alternativa, mas ela é difícil, perigosa. É preciso repensar, porque hoje os moradores têm que pagar para acessar serviços básicos”, explica.

O pedágio voltou a ser cobrado no Paraná em março, depois da suspensão em 2021, quando os antigos contratos de concessão chegaram ao fim. Agora, as empresas Via Araucária e EPR Litoral, que arremataram os lotes 1 e 2, administram mais de mil quilômetros de rodovias estaduais e federais em Curitiba, região metropolitana, litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. Os contratos têm validade até 2054.

 

Tags

Assembleia Itinerante, Denian Couto, Deputado Denian Couto, Lapa, Paraná, Pedageiras, Pedágios, Transparência

Compartilhe

Deixe um comentário

Notícias relacionadas