Denian Couto defende projeto de parceria com a iniciativa privada para melhoria na Educação

Denian Couto defende projeto de parceria com a iniciativa privada para melhoria na Educação

O deputado estadual Denian Couto (Podemos- PR) usou a tribuna da Assembleia na sessão desta segunda-feira (27/05) para defender o Projeto Parceiro da Escola, do governo do estado. E criticou o que chamou de indústria de fake news da APP Sindicato e do Partido dos Trabalhadores sobre o tema. “Não há privatização da educação pública. Há um projeto pioneiro, inteligente e que pode melhorar a vida do estudante do colégio menos assistido”, pontuou.

O programa Parceiro da Escola, inspirado em iniciativas de sucesso nos Estados Unidos, Inglaterra, Espanha e Coreia do Sul, visa otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas através de uma parceria com empresas com expertise em gestão educacional. Elas ficariam responsáveis pelo gerenciamento administrativo das escolas selecionadas na rede e pela gestão dos terceirizados, da segurança e da limpeza, por exemplo. A questão pedagógica não sofrerá mudança. O projeto-piloto do programa, implementado pela Secretaria da Educação em um colégio de Curitiba e um de São José dos Pinhais em 2023, teve índice de aprovação de cerca de 90%, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo IRG-Pesquisa este ano junto à comunidade escolar.

De acordo com o texto do projeto enviado à Assembleia, o Parceiro da Escola será instalado de forma democrática, depois de uma consulta pública, como aconteceu com as escolas cívico-militares. “O projeto é bom. É bom para o estado do Paraná, bom para os professores de sala de aula, não para o professor de sindicato. Professor de sindicato acha isso muito ruim. Porque antes do interesse do estudante está o interesse do sindicato, depois do partido e depois, talvez da Educação”, declarou Denian Couto.

Segundo o deputado, que também é professor e integra a Comissão de Educação da Casa, quem lê o texto do projeto entende que ele pode representar melhoria em vários pontos. “Como na situação física dos prédios, das quadras de esporte, o fim das “aulas vagas” e avanço para professores que estão no sistema PSS (Processo Seletivo Simplificado), que serão tratados com mais dignidade”, assegura.

O Parceiro da Escola deve ir à debate no plenário da Assembleia na próxima semana.

Tags

Denian Couto, Deputado Denian Couto, educação, Paraná

Compartilhe

Deixe um comentário

Notícias relacionadas