Quem éDenian Couto

Conheça mais Denian Couto

Denian Couto

Denian Couto Coelho tem 46 anos de idade e é natural de Porto Alegre (RS), mas seu renome como profissional da comunicação vem sobretudo do trabalho como jornalista na capital do Paraná, a partir de 2005, em várias emissoras. Paranaense e curitibano por escolha e com orgulho, Denian atualmente é âncora do noticiário matinal da Rede Mercosul de Rádios, diariamente, das 7h às 8h.

O curso superior em Comunicação Social – Jornalismo foi concluído em 1997, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em Curitiba, Denian Couto concluiu a graduação em Direito, pelo UniBrasil, onde fez o mestrado em Direito Constitucional e, depois, o doutorado na mesma área, pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo, concluído em 2020.

Autodeclarado de centro-direita, em sua campanha, Denian disse que trabalhará para reduzir o número de “leis inócuas” e “inconstitucionais” debatidas na CMC, enfrentar a política tradicional e fiscalizar o poder Executivo.

“Entrei nessa por acreditar que a vida pública pode ser feita com respeito absoluto ao dinheiro público e de forma verdadeiramente diferente. Quero combater essa política menor e corrupta e que só pensa em cargos, benesses, carros oficiais, celulares, rachadinhas, homenagens a amigos e parentes e dar nomes de rua”, explica.

Na prática, logo após a posse como vereador, Denian cumpriu com o compromisso de campanha e apresentou ofício à direção da Câmara Municipal de Curitiba em que abriu mão do carro pago com dinheiro público, do combustível e do chamado vale-selo. Para o vereador, o recebimento desses benefícios é claramente imoral.

No documento, sustentou que “o recebimento dos referidos benefícios nesta Câmara Municipal afronta claramente não apenas as regras gerais da boa administração, mas a própria essência de nosso Estado Democrático de Direito que cobra daqueles que ocupam função pública,  condutas de honestidade, de boa-fé, de equidade, de justiça, de probidade”.

No exercício do mandato, além das medidas moralizadoras, apresentou projetos e requerimentos em diferentes áreas e realiza forte trabalho de fiscalização sobre o trabalho da prefeitura.

Por que entrar na carreira política ?